Hoje em dia quase todo mundo escuta algum gênero de música, e muitas vezes é para ajudar a dormir ou se concentrar. Muitas pessoas também procuram músicas e artistas que te dão inspiração para criar algo, seja escrever uma história, criar uma nova peça de tricô ou pintar um quadro, porém várias não se aprofundam no ambiente que desejam criar.
Particularmente dizendo, eu adoro músicas clássicas, orquestras e instrumentais, e isso me levou a encontrar sons ambientes que vão além da natureza, pássaros, o oceano ou da chuva.
Assim, eu comecei a procurar vibes cada vez mais específicas, e percebi que a música certa conseguia aumentar ainda mais a minha imersão, e eu acho que esse é um fator muito subestimado, exceto em mídias de terror ou horror, como o jogo Silent Hill, em que os sons ambientes são o suficiente para congelar o jogador de medo.
Muitos, senão todos, os meus projetos e trabalhos são com temáticas de fantasia, e a imersão precisa ser reforçada por se tratar de algo muito diferente da minha vida ordinária como ser humano. Para resolver isso, eu posso utilizar da música ambiente para me tornar um personagem, talvez até mesmo do meu próprio universo, como uma sereia usando a água do mar para pintar suas aquarelas ou um fabricante de bonecas trabalhando em sua próxima criação. Tudo isso também contribui para a criatividade, e vale até mesmo para tarefas do dia-a-dia, como se sentir um relojoeiro steampunk tentando consertar uma máquina, quando na realidade está apenas montando algum eletrônico.
Como os gêneros, cenários, ambientações e vibes são vários, é normal ficar perdido e não saber como pesquisar. Pensando nisso, aqui estão algumas opções diversas com base no que eu já escutei durante algum projeto ou lendo algum livro:
(Obs: apenas lembrando que eu não tenho propriedade de nenhum dos vídeos a seguir, todos eles levarão ao criador original, e todos estão no YouTube.)
Um clássico: Jantando com um vampiro ao som de piano e chuva
Para os amantes de história e mitologia: Música ambiente Asteca
Cyberpunk é futurista demais para o seu gosto: Experimente o Steampunk e sua ambientação de aventura
Prefere a tecnologia: Viva a noite em uma cidade futurista
Se você gosta de natal e dos anos 50: Uma playlist de música clássica para montar sua árvore e assar biscoitos
Prefere épocas mais antigas: Visite uma taverna medieval no meio do inverno
Para quem gosta de circo, ou do terror dele: Ambientação de circo vitoriano
Para todos os gostos: Ambientação de circo mais moderna
Amantes de história novamente: Seja Cleópatra por um dia ou dois
Tinker Bell vibes: Se sinta como uma fadinha trazendo a primavera
Ainda falando da natureza: Música para dançar com os elfos na floresta
Dessa vez, amantes de mistério: Seja como Sherlock Holmes resolvendo um crime
Elemento da vez, água: Esse é o som do oceano quando você está em um farol
Já estamos em outubro, né: Sinta o espírito do Halloween
Outro gênero muito amado: Você é um pirata em busca de um tesouro ou cidade perdida
Como podemos notar, são muitas opções, o suficiente para você descobrir suas preferências e testar esse método no próximo projeto.
Com a arte, é possível viver várias vidas dentro de uma só.
Leia esses aqui também!
